PRÓTESE PENIANA

DÚVIDAS FREQUENTES

Dr. Paulo Egydio CRM 67482 RQE 19514

Com a colocação da prótese o pênis aumenta de tamanho?

Primeiramente deve-se fazer exames para verificar se o pênis reduziu de tamanho ao longo da vida, ou seja, verificar se existem tecidos com fibrose no corpo do pênis. Se for constatado uma diminuição de tamanho, pode ser indicado a reconstrução peniana, visando recuperar tamanho e calibre perdidos, associada ou não a possível colocação de prótese. 

LEMBRE-SE: o implante por si só não recupera o tamanho, ele dará apenas maior sustentação e firmeza para o pênis. É preciso expandir os tecidos penianos até o limite dos nervos e da uretra, antes de colocar a prótese. Na medicina chamamos este procedimento de Reconstrução peniana.

 

A prótese afeta a ejaculação e o orgasmo?

A tendencia é não afetar, pois deve-se proteger os nervos penianos durante o procedimento. Dessa forma, o objetivo é preservar a sensibilidade e prazer no ato sexual.

 

Qual o tempo de recuperação pós cirurgia?

O procedimento é em ambiente hospitalar, ou seja, o paciente geralmente é internado pela manhã, recebe sedação e anestesia local para o procedimento. Caso a cirurgia seja realizada pela manhã, ele poderá ter alta no decorrer do dia e possivelmente não haverá necessidade de dormir no hospital.

Existem três etapas para a recuperação final do paciente: o retorno para o trabalho (7 - 10 dias pós cirurgia), o retorno para as atividades físicas (30 dias pós cirurgia), e o retorno para a vida sexual (45 - 60 dias pós cirurgia).

*As datas podem variar de acordo com o processo de recuperação de cada paciente, mediante avaliação médica.

 

Vou perder Calibre e Tamanho após colocar a prótese peniana?

A estratégia cirúrgica que usa princípios geométricos e manobras adjuvantes, com múltiplas incisões para expandir o tecido peniano e alonga-lo até o limite dos nervos, vasos e uretra tem como objetivo minimizar as perdas de medidas.

 

Quanto o pênis cresce com a ereção ou implante peniano?

Não há como prever um aumento em centímetros antes de uma avaliação em consulta, cada organismo tem sua particularidade.

 

É possível identificar homens com prótese peniana, ela fica visível na roupa?

Esta é uma pergunta muito recorrente aos pacientes que optam pelo implante maleável. Com esse implante o pênis fica alongado. Uma vez que for feita a reconstrução peniana através de múltiplas incisões para expandir os tecidos penianos, o conjunto, pênis com a prótese peniana, tende a ter mais maleabilidade para acomoda-la de maneira mais discreta na roupa. 

Os pacientes que optam pela prótese inflável, embora também possam ficar com pênis mais alongado, tem a possibilidade de desinflá-lo após o ato sexual, ficando com aspecto de flácido.

 

Depois da cirurgia meu pênis ficará frio?

O que irriga o pênis é o estímulo erótico, que acontece no cérebro. Este estímulo dilata os corpos cavernosos, o que permite que dentro deles haja mais fluxo de sangue. Este fluxo é o que determina o aquecimento peniano. 

A prótese peniana é alocada perifericamente, visando preservar o possível da esponja dos corpos cavernosos.  Com o objetivo de manter o possível do fluxo sanguíneo, mediante erotização. 

É válido salientar que a medição de temperatura do pênis deve ser avaliada com o órgão ereto, ou seja, através de estímulo sexual. É possível observar que a temperatura do pênis pré implante de prótese peniana tende a ser mais gelada, pois paciente que tem a indicação do dispositivo, geralmente tem um déficit de entrada/saída de sangue nos corpos cavernosos.  

Outro fato importante de ressaltar é que, a(o) sua (seu) parceira(o) não necessariamente irá notar a presença da prótese peniana. Isso porque, o que se espera em um ato sexual é o bom funcionamento do pênis.

 

Qual a prótese mais adequada para meu pênis?

Isso será definido após avaliação presencial e exames específicos que realizo em consulta, cada pênis possui um tipo de estrutura e suas particularidades. 

A preferência do paciente por algum modelo e o seu estilo de vida também devem ser considerados. Todos os aspectos devem ser avaliados para proporcionar a expansão tecidual. Às vezes a(o) parceira(o) ajuda à definir!

 

Com o implante peniano maleável, terei ereção permanente?

Não terá ereção permanente, mas ficará com seu pênis com um aspecto alongado. Quando estiver sob estímulo sexual, poderá ter um complemento de ereção natural com o fluxo sanguíneo.

 

Qual a vida útil da prótese?

A prótese tem garantia vitalícia. Caso exista algum problema de funcionamento do dispositivo, a empresa fornece um novo implante.

 

Existe possibilidade de trocar a prótese, por algum motivo?

Geralmente, é indicado apenas se a funcionalidade da prótese estiver comprometida.

 

Pode haver rejeição da prótese?

As próteses que utilizo são banhadas em antibióticos para que minimize o risco de rejeição ou infecção da mesma. 

 

Durante cirurgia pode haver necessidade de retirar o corpo cavernoso?

Não retiro o corpo cavernoso, procuro implantar a prótese peniana perifericamente para preservar . A prótese é introduzida visando preservar a maior porcentagem possível de tecido peniano, é isso que ajuda a manter sua temperatura e sensibilidade do pênis.

 

Pode haver perda de sensibilidade no pênis em especial na glande?

Para responder à essa questão é preciso falar um pouco sobre anatomia: na parte de cima do pênis existem nervos e vasos sanguíneos que fazem a irrigação da glande. Esses nervos e vasos são preservados durante a implantação da prótese devido à utilização da lupa, que aumenta a área e a precisão dos nervos e vasos. Logo, há uma maior preservação da irrigação sanguínea e da sensibilidade da glande. 

 

A avaliação do preenchimento e da sensibilidade da glande também deve ser feita mediante erotização. Isso porque, o simples tocar no pênis, como por exemplo em caso de higienização, não resulta em uma ereção. Logo, a sensibilidade genital deve ser avaliada com um estímulo erótico. 

 

Após o implante peniano, pode haver dor durante o ato sexual?

A adaptação da prótese peniana, geralmente, se da com o tempo, então é comum que o paciente sinta dores no período pós cirurgia.  

 

Após o implante, como que deverá ser o ato sexual?

A prótese peniana foi desenvolvida para oferecer firmeza vertical e possibilitar a penetração, além de evitar que o pênis escape no movimento vai e vem. Desde que seja uma relação sexual com bastante lubrificação, as relações sexuais deverão ser normais. 

 

Com a cirurgia o pênis passará a encher os dois lados do pênis?

Antes de responder a essa pergunta é importante ressaltar que a prótese peniana foi desenvolvida para oferecer ao paciente a resistência vertical necessária para o ato sexual. 

Para preservar o possível dos corpos cavernosos, é importante minimizar o uso ou não utilizar dilatadores durante o processo de implante de prótese peniana. O uso de dilatadores para a realização de implante de prótese agride os corpos cavernosos, o que pode resultar em perda da qualidade de enchimento residual do pênis. 

A conservação do possível dos corpos cavernosos é fundamental para que o paciente possa desfrutar do enchimento residual peniano que tinha antes do implante da prótese. Para essa preservação, ao invés de inserir a prótese peniana no meio do pênis, é necessário fazer uma separação entre os corpos cavernosos e a túnica albugínea onde é implantada a prótese. 

Assim, quando o paciente tiver uma erotização cerebral e vasodilatação peniana, conseguirá desfrutar do enchimento e  aquecimento do pênis mais próximo do que conseguia antes de passar por um processo de implante. 

Após criar o espaçamento entre a túnica albugínea e os corpos cavernosos, é inserida a prótese peniana, maleável ou inflável, que tem o objetivo de dar a rigidez vertical necessária para o ato sexual.

 

Após colocar a prótese, vai requerer algum medicamento de uso contínuo?

Geralmente, não há necessidade uso de medicamento contínuo, o implante de prótese peniana tem como objetivo fazer com que o paciente não necessite de nenhum estimulante sexual para ter ereção suficiente para penetração.

 

A prótese pode quebrar durante o ato sexual?

No caso da prótese maleável, existe um risco de quebra ou reoperação para manutenção. Entretanto, a maioria dos pacientes mantém a mesma prótese até o fim da vida, sem troca, mantendo relações sexuais normalmente.

 

Segundo um estudo de Garber, que foi publicado no International Journal of Impotence Research,  442 pacientes foram implantados com a prótese peniana maleável. Dessa amostra, 22 pacientes (4,98%) tiveram que trocar a prótese por falha mecânica. As falhas ocorreram desde o 1º mês pós operatório até o 138º.

DEPOIMENTOS

O QUE OS PACIENTES DIZEM

"As vezes acho que nasci de novo. Acredito mais em mim mesmo, sou mais confiante."

K.A.

64 ANOS

"Dr. Paulo, estamos em verdadeira lua de mel graças à sua competência e dedicação."

AMANDA

Esposa do paciente

COMO PODEMOS AJUDAR?

TIRE SUAS DÚVIDAS E AGENDE UMA CONSULTA COM O DR. PAULO EGYDIO

PERGUNTE AO DR. PAULO

Fale com nossa equipe de consultores, queremos ajudá-lo(a) a esclarecer suas dúvidas.