PRÓTESE PENIANA

DÚVIDAS FREQUENTES

Dr. Paulo Egydio CRM 67482 RQE 19514

Com a colocação da prótese o pênis aumenta de tamanho?

Primeiramente deve-se fazer exames para verificar se o pênis reduziu de tamanho ao longo da vida, ou seja, verificar se existem tecidos com fibrose no corpo do pênis. Se for constatado uma diminuição de tamanho, pode ser indicado à reconstrução peniana antes de implantar a prótese. O objetivo dessa estratégia cirúrgica é fazer incisões geometricamente calculadas para expandir o tecido retraído até o limite dos nervos, vasos e uretra, que é o limite possível. 

LEMBRE-SE: o implante por si só não recupera o tamanho, ele dará apenas maior sustentação e firmeza para o pênis. É preciso expandir os tecidos penianos até o limite dos nervos e da uretra, antes de colocar a prótese. 

 

Clique aqui e veja se a prótese peniana aumenta o tamanho do pênis.

 

A prótese afeta a ejaculação, sensibilidade e orgasmo?

A avaliação do preenchimento e da sensibilidade da glande também deve ser feita mediante erotização. Isso porque, o simples tocar no pênis, como por exemplo em caso de higienização, não resulta em uma ereção. Logo, a sensibilidade genital deve ser avaliada com um estímulo erótico. 

A tendencia é não afetar, pois deve-se proteger os nervos penianos durante o procedimento. Dessa forma, o objetivo é preservar a sensibilidade e prazer no ato sexual.

O artigo publicado no Jornal "Translational Andrology and Urology" diz o seguinte:

"Observamos um aumento significativo no comprimento e circunferência do pênis após a colocação do Implante de Prótese Peniana, sem alterações significativas na condução sensorial."

Clique aqui para saber mais sobre sensibilidade e temperatura peniana pós implante de prótese.

 

Qual o tempo de recuperação pós cirurgia?

O procedimento é em ambiente hospitalar, ou seja, o paciente geralmente é internado pela manhã, recebe sedação e anestesia local para o procedimento. Caso a cirurgia seja realizada pela manhã, ele poderá ter alta no decorrer do dia e possivelmente não haverá necessidade de dormir no hospital.

Existem três etapas para a recuperação final do paciente:

  • o retorno para o trabalho (7 - 10 dias pós cirurgia),
  • o retorno para as atividades físicas (30 dias pós cirurgia),
  • e o retorno para a vida sexual (45 - 60 dias pós cirurgia).

*As datas podem variar de acordo com o processo de recuperação de cada paciente, mediante avaliação médica.

 

Saiba como funciona o pré e pós operatório da cirurgia de implante de prótese peniana. 

 

Vou perder Calibre e Tamanho após colocar a prótese peniana?

A estratégia cirúrgica que usa princípios geométricos e manobras adjuvantes, com múltiplas incisões para expandir o tecido peniano e alonga-lo até o limite dos nervos, vasos e uretra tem como objetivo otimizar as dimensões do pênis até o limite anatômico possível, que varia de paciente para paciente. 

O momento ideal de otimizar as dimensões penianas, é quando há indicação do implante da prótese peniana, mas antes, é necessário que se faça a cirurgia de expansão dos tecidos. É importante ressaltar que o tamanho da prótese peniana deve ser escolhido somente após esta expansão para que seja implantado o tamanho ideal de prótese peniana para o pênis reconstruído. 

Lembre-se: O simples implante de prótese, sem a reconstrução peniana, não esta associado à melhoria das dimensões penianas.

 

Veja o vídeo da demonstração da Estratégia Cirúrgica de Egydio.

 

Como ficará o pênis após o implante peniano?

Não há como prever um aumento em centímetros antes de uma avaliação em consulta, pois cada organismo tem sua particularidade.

 

É possível realizar a cirurgia de implante de prótese peniana de duas formas, com ou sem reconstrução do pênis:

Sem reconstrução:

Não será trabalhado as dimensões do pênis, e sim, somente o ajuste do implante para o pênis diminuído, afinado e/ou curvado. Nesses casos, é possível presenciar a insatisfação do paciente após a cirurgia de implante de prótese peniana em função da diminuição de tamanho presenciada. 

 

Com reconstrução:

Antes do implante de prótese peniana, é feito incisões de relaxamento geometricamente calculadas visando a expansão do tecido peniano. Uma vez que o pênis for expandido até o limite dos nervos, vasos e uretra, é que se determina o tamanho e calibre ideal dos cilindros da prótese à ser implantado.  

 

Clique aqui e veja o vídeo demonstrativo da Estratégia de Egydio.

 

É possível identificar homens com prótese peniana, ela fica visível na roupa?

Esta é uma pergunta muito recorrente aos pacientes que optam pelo implante maleável. Com esse implante o pênis fica alongado. Uma vez que for feita a reconstrução peniana através de múltiplas incisões para expandir os tecidos penianos, o conjunto, pênis com a prótese peniana, tende a ter mais maleabilidade para acomoda-la de maneira mais discreta na roupa. 

Os pacientes que optam pela prótese inflável, embora também possam ficar com pênis mais alongado, tem a possibilidade de desinflá-lo após o ato sexual, facilitando a acomodação na roupa. Vale ressaltar que para o modelo hidráulico, o pênis não irá retrair como em sua forma natural pré implante de prótese peniana.

O estudo publicado em 2018 no "Journal of Sexual Medicine" diz o seguinte:

"Descobrimos que a Prótese Peniana Maleável é tão eficaz quanto o Inflável na correção da curvatura em pacientes com Doença de Peyronie, com satisfação do paciente semelhante para os 2 grupos."

Depois da cirurgia meu pênis ficará frio?

 

O que permite um maior fluxo de sangue dentro do pênis, é o estímulo erótico, que acontece no cérebro. Este estímulo, permitirá uma vasodilatação no pênis e consequente aumento de fluxo sanguíneo e, o aquecimento dependerá do melhor estímulo erótico e das condições vasculares de cada paciente. 

Sabendo disso, a prótese peniana é alocada perifericamente, visando preservar o possível da esponja dos corpos cavernosos. É válido salientar que a temperatura do pênis deve ser avaliada sob estímulo erótico. 

Outro fato importante de ressaltar é que, na relação sexual que envolve o estímulo erótico associado a boa capacidade penetrativa, dificilmente a prótese peniana será notada. 

Clique e saiba mais sobre a temperatura e a sensibilidade peniana pós implante de prótese.

 

Qual a prótese mais adequada para meu pênis?

Isso será definido após avaliação presencial e exames específicos que é realizado em consulta, cada pênis possui um tipo de estrutura anatômica e suas particularidades. 

A preferência do paciente por algum modelo e o seu estilo de vida também devem ser considerados. Todos os aspectos devem ser avaliados para proporcionar a expansão tecidual e permitir o implante de maior tamanho e calibre, que segundo estudos, é um fator muito importante para aumentar o índice satisfação dos pacientes.  

 

Clique aqui para saber mais sobre a prótese maleável.

Clique aqui para saber mais sobre a prótese articulável. 

Clique aqui para saber mais sobre a prótese inflável. 

 

Com o implante peniano maleável, terei ereção permanente?

Segundo o Portal da Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) as próteses maleáveis são fabricadas com silicone sólido amoldável que envolve uma liga metálica que confere uma “memória” à peça, permitindo que a prótese seja posicionada dependendo do momento: dobrada para baixo, ou para os lados, de acordo com a preferência do paciente, quando no estado de “repouso”. Esse cuidado visa a facilitar o convívio social do paciente. Quando em atividade sexual, a prótese pode ser posicionada para frente, de modo a permitir uma relação sexual perfeita. 

O portal da SBU, complementa que, ao contrário do que muitos pensam, a satisfação com o resultado não depende do tipo de prótese utilizada, seja ela inflável ou maleável.

 

Clique aqui e conheça os tipos de próteses penianas existentes. 

Qual a vida útil da prótese? A prótese pode quebrar durante o ato sexual?

Enquanto a prótese peniana implantada estiver oferecendo boa rigidez penetrativa, não há necessidade de trocas. 

O estudo publicado no Archivio Italiano di Urologia e Andrologia diz o seguinte:

Determinamos neste estudo que as próteses penianas maleáveis ou semi-rígidas foram associados a menores taxas de complicações em comparação com o grupo inflável, particularmente no que diz respeito à falha mecânica.

Existe possibilidade de trocar a prótese, por algum motivo?

Geralmente, é indicado apenas se a funcionalidade da prótese estiver comprometida, ou seja, não oferencendo uma boa rigidez para penetração. Também, caso o paciente não se adapte ao modelo escolhido, seja ele maleável ou inflável, a mesma pode ser substituída. 

Lembre-se: Caso não se adapte ao modelo implantado, pode ser indicado a cirurgia de troca de prótese peniana entre 6 a 12 meses depois da primeira cirurgia.

*Isso vai depender da evolução de cada caso.

 

Pode haver infecção ou rejeição da prótese?

As próteses que utilizo são banhadas em antibióticos para que minimize o risco infeccioso, além de se fazer a cirurgia com o rigor dos protocolos internacionais para minimizar este risco

 

Clique aqui para saber mais sobre as precauções tomadas na hora de implantar uma prótese. 

 

Com a cirurgia o pênis passará a encher os dois lados do pênis?

Antes de responder a essa pergunta é importante ressaltar que a prótese peniana foi desenvolvida para oferecer ao paciente a resistência vertical necessária para o ato sexual. 

Para preservar o possível dos corpos cavernosos, é importante minimizar o uso ou não utilizar dilatadores durante o processo de implante de prótese peniana. O uso de dilatadores para a realização de implante de prótese agride os corpos cavernosos, o que pode resultar em perda da qualidade de enchimento residual do pênis. 

A conservação do possível dos corpos cavernosos é fundamental para que o paciente possa desfrutar do enchimento residual peniano que tinha antes do implante da prótese. Para essa preservação, ao invés de inserir a prótese peniana no meio do pênis, é necessário fazer uma separação entre os corpos cavernosos e a túnica albugínea onde é implantada a prótese. 

Assim, quando o paciente tiver uma erotização cerebral e vasodilatação peniana, conseguirá desfrutar do enchimento e  aquecimento do pênis mais próximo do que conseguia antes de passar por um processo de implante. 

Após criar o espaçamento entre a túnica albugínea e os corpos cavernosos, é inserida a prótese peniana, maleável ou inflável, que tem o objetivo de dar a rigidez vertical necessária para o ato sexual.

 

Após a colocação da prótese, vai requerer algum medicamento de uso contínuo?

O paciente tem indicação de prótese peniana quando os remédios orais ou injetáveis não dão a rigidez necessária para uma boa penetração. O objetivo da prótese é dar essa rigidez, independente do enchimento de sangue dentro do pênis e dos estimulantes orais. 

Os pacientes que optam pelo uso de medicamentos orais e/ou intra-uretrais pós implante de prótese peniana, tem o objetivo de obter, acompanhado de uma boa erotização, um melhor enchimento de sangue e aquecimento do pênis. 

A escolha de tomar ou não medicamentos pós implante de prótese peniana, vai depender de cada paciente.

*É importante conversar com seu urologista, para definir as melhores opções de tratamento para o seu caso. 

 

Caso queira saber mais sobre a temperatura do pênis pós implante de prótese peniana. Clique aqui!

 

Durante cirurgia pode haver necessidade de retirar o corpo cavernoso?

Antes de responder essa pergunta, é importante ressaltar que a prótese peniana tem o objetivo de dar a rigidez necessária para penetração.

O uso de dilatadores podem afetar diretamente na preservação dos corpos cavernosos, em função disso, e para preservar o possível a ereção, é importante minimizar ou até não usar os dilatadores para preservar a integridade dos corpos cavernosos pós implante de prótese peniana.

Uma vez que o paciente tenha um bom enchimento pré cirúrgico e o possível dos corpos cavernosos forem preservados, é possível que através de uma erotização cerebral e vasodilatação peniana, o paciente desfrute de uma enchimento e aquecimento próximo do que tinha antes da cirurgia. 

Clique aqui para saber mais sobre a ereção residual ou ereção pós implante de prótese peniana. 

 

Após o implante peniano, pode haver dor durante o ato sexual?

A adaptação da prótese peniana, geralmente, se da com o tempo, então é comum ocasionalmente sentir pequenas pontadas ou alguma dor após a cirurgia. Isto é normal.

Seu corpo pode precisar de tempo para se recuperar totalmente da cirurgia e se ajustar ao implante. Pequenos momentos de desconforto são uma parte normal desse processo.

 

Após o implante, como que deverá ser o ato sexual?

Tem um vídeo no YouTube, gravado pelo Dr. Paulo Egydio onde ele responde as principais dúvidas relacionadas à "Como é a vida depois do Implante de Prótese Peniana". Clique aqui para ver. 

A prótese peniana tem a principal função de dar rigidez vertical para penetração, sem a necessidade do uso de estimulantes orais ou injetáveis. Isso minimiza as chances do pênis dobrar ou escapar durante as relações sexuais. 

Para que o paciente fique satisfeito após o implante da prótese peniana, é importante escolher o tipo de prótese peniana que melhor se encaixe com cada perfil. Para conhecer os tipos de prótese peniana existentes, clique aqui.

Clique aqui para ler o blogpost completo sobre "Como é ter uma prótese peniana? Prazer, orgasmo e estética."

-

-

"As vezes acho que nasci de novo. Acredito mais em mim mesmo, sou mais confiante."

-

-

-

-

-

COMO PODEMOS AJUDAR?

TIRE SUAS DÚVIDAS E AGENDE UMA CONSULTA COM O DR. PAULO EGYDIO

PERGUNTE AO DR. PAULO

Fale com nossa equipe de consultores, queremos ajudá-lo(a) a esclarecer suas dúvidas.